formigas
As Formigas são insetos pertencentes à família Formicidae da ordem Hymenoptera, particularmente populares e altamente organizados. São conhecidos como insetos Sociais ou Eusociais devido ao seu alto grau de organização biológica, assim como diversos outros himenópteros como abelhas e vespas.
No Brasil existem cerca de 2.000 espécies, podendo ser encontradas em todas as regiões do planeta, exceto nos polos.
As Formigas podem ser consideradas o grupo de animais de maior sucesso ecológico, considerando que representam de 15% a 20% de toda a biomassa animal vivente.
São organizadas por castas, possuem ninhos variados de acordo com cada espécie, são onívoras, de atividade noturna, saem em forrageamento à procura de comida, realizam a trifalaxia, possuem uma colônia bem estruturada e que pode mudar de lugar com frequência.
A sua alta capacidade de deslocamento é fator fundamental quando pensamos em veiculação e disseminação de microrganismos (bactérias, vírus, fungos, protozoários) causadores de graves enfermidades. Além disso, há espécies responsáveis por grandes danos em jardins e áreas de vegetação. Por esses motivos é que o controle desses insetos é tão importante.
Espécies mais comuns:
-
Formiga Fantasma (Tapinoma melanocephalum)
-
Formiga Lava-Pés (Solenopsis ssp)
-
Formiga Louca (Paratrechina longicornis e fulva)
-
Formiga Argentina (Linepithema humile
-
Formiga Carpinteira (Camponotus spp)
-
Formiga-do-Faraó (Monomorium pharaonis e floricola)
-
Formiga Cabeçuda (Pheidole spp)
-
Formiga Acrobática (Crematogaster spp)
-
Formiga-do-Fogo (Wasmannia auropunctata)
Para mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas.