escorpiÕES
Os Escorpiões também são conhecidos por lacraus ou alacraus, sendo artrópode pertencente à classe dos aracnídeos.
Existem cerca de 2.000 espécies de escorpiões. Eles são animais geralmente discretos e noturnos, escondem-se durante o dia sob troncos e cascas de árvores e são carnívoros, alimentando-se preferencialmente de baratas, aranhas e outros pequenos insetos. Pode-se observar canibalismo até mesmo entre a “mãe” e seus “filhotes”.
No Brasil, os escorpiões encontram-se distribuídos em todas as regiões e nos mais diversos ecossistemas. Estes animais apresentam-se mais ativos nos períodos quentes e chuvosos do ano.
Os escorpiões de interesse médico no Brasil são as espécies Tityus serrulatus (escorpião amarelo), Tityus stigmurus (escorpião marrom), Tityus bahiensis e Tityus obscurus.
Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada, o escorpião amarelo é o mais temido dos escorpiões, sendo responsável pela maioria dos acidentes com animais peçonhentos em regiões urbanas.
As picadas de escorpiões são dolorosas e causam eritema (vermelhidão) no local afetado. Outros sintomas também podem ser observados, e dependendo da gravidade, levar o indivíduo à morte.
Para mais informações, entre em contato com um de nossos especialistas.